NO AGRESTE: Presidentes de Câmaras se unem e definem sessões transmitidas, sem presença de populares

Publicado: 30/04/2020

O encontro aconteceu em Areial, agreste do estado. Foto: Evanilson Araújo (Se Liga PB)

Seis presidentes de Câmaras do agreste paraibano resolveram tomar decisões unificadas, sem atrapalhar os trabalhos do legislativo e ao mesmo tempo evitar a proliferação do novo coronavírus (COVID-19).

A reunião, que aconteceu às 9 horas da manhã no plenário da Câmara de Areial, contou com as presenças dos presidentes Afonso Henrique (Areial); Ícaro Teixeira (Alagoa Nova); Adílio Maia (Esperança); Professor Fábio (São Sebastião de Lagoa de Roça); Dr. Jorge (Pocinhos) e Didi da Farinha (Puxinanã).

O presidente da Câmara de Lagoa Seca, Fabiano Ramalho, justificou a ausência, mas se comprometeu a unificar as ações e divulgou que apresentará pedido na câmara destinando R$ 25 mil reais ao poder executivo, no combate a COVID-19.

Ronaldo de Oliveira, presidente da Câmara de Montadas, não compareceu ao encontro.

Os presidentes definiram o retorno das atividades, no que se refere às sessões ordinárias. Eles garantem que irão adotar todas as medidas sugeridas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e secretarias municipais, disponibilizando álcool gel, máscaras e mantendo distância. Eles garantiram também a higienização de todo plenário.

As sessões seguem transmitidas através das redes sociais e pelas emissoras de rádio local, a exemplo da RCA FM de Areial e BAN FM de Esperança.

ALAGOA NOVA:

Presidente da Câmara de Alagoa Nova, ícaro Teixeira. Foto: Evanilson Araújo (SE LIGA PB)

O presidente Ícaro garantiu que estará informando da decisão aos vereadores de Alagoa Nova. “Na próxima semana a gente já volta tomando uma série de restrições e medidas, inicialmente ampliando os espaços de cada vereador e disponibilizando material. Também iremos reduzir o tempo da sessão, apenas para deliberar matérias de maior importância”.

AREIAL:

Presidente da Câmara de Areial, professor Afonso. Foto: Evanilson Araújo (SE LIGA PB)

O presidente Afonso disse que as Câmaras estão retornando dentro da realidade de cada município. “Nós montamos estratégia para toda segurança dos vereadores. Nós temos projetos e requerimentos para serem votados e decidimos consenso geral, o retorno de nossas atividades. Inicialmente, pedimos que a população fique em casa. Aqui em Areial o horário das sessões está mantido, com as transmissões ao vivo”, disse divulgando o retorno para terça.

ESPERANÇA:

Presidente da Câmara de Esperança, Adílio Maia. Foto: Evanilson Araújo (Se Liga PB)

O presidente Adílio Maia pontuou que Esperança já registrou dois casos de COVID-19 e pretende tomar todas as medidas de prevenção. Ele também divulgou o retorno das sessões para próxima terça-feira (04). “Portas fechadas, apenas com a presença dos vereadores e equipe técnica para transmissão”, disse resumindo as sessões apenas na terça, descartando quinta.

POCINHOS:

Presidente da Câmara de Pocinhos, Dr. Jorge. Foto: Evanilson Araújo (SE LIGA PB)

O presidente Dr. Jorge também garantiu o retorno das sessões para próxima quinta-feira (07). “Nós vamos retornar, pois temos a responsabilidade de realizar os nossos serviços. A sessão vai permanecer às 17h30, transmitida ao vivo sem a presença de populares”.

PUXINANÃ:

Presidente da Câmara de Puxinanã, Didi da Farinha. Foto: Evanilson Araújo

Didi da Farinha disse que as atividades iniciarão nos próximos quinze dias. “É importante que a gente volte tomando as precauções. Temos várias matérias com urgência e precisamos votar”. As sessões em Puxinanã acontecem às quintas-feiras, noite.

SÃO SEBASTIÃO DE LAGOA DE ROÇA:

Presidente da Câmara de São Sebastião de Lagoa de Roça, Professor Fábio. Foto: Evanilson Araújo (SE LIGA PB)

O presidente Fábio, autor do encontro, disse que é preciso convocar uma sessão extraordinária para próxima quinta-feira, dia 07. “A Câmara precisa deliberar se realmente nós iremos voltar as sessões ordinárias”, disse explicando que existe uma resolução em vigor Nº 73/2020 de 24 de março, definindo essa norma. Caso os vereadores estejam de acordo, as sessões retornarão na terceira semana de maio.

Leia mais:

Redação

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo