Na tarde desta terça-feira (31), foi realizado o lançamento do Projeto de Apadrinhamento das crianças da Casa de Acolhimento Irmã Luciana, mais conhecida como ‘Nosso Lar’, que acolhe crianças e adolescentes em Esperança.
O evento promovido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, e pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Esperança, aconteceu na Escola Dom Manoel Palmeira, e contou com a presença de várias lideranças da região.
O Projeto Meu Padrinho Legal, foi criado para possibilitar as crianças em situação de acolhimento da instituição, a partir de 8 anos de idade e adolescentes, uma convivência familiar e comunitária prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, e acontece por meio do Núcleo de Apadrinhamento Infanto-juvenil, criado pela portaria 01/2020.
Vale ressaltar que o apadrinhamento não é de adoção, uma vez que a adoção é algo mais criteriosa, é um projeto que visa um maior convívio social por meio da interação comunitária, através de um apadrinhamento afetivo, financeiro ou social, dependendo da disponibilidade das pessoas e das instituições, que escolhem um dos tipos de apadrinhamento e a criança que vai ser apadrinhada.
A Juíza da Comarca de Esperança, Dra. Ieda, conversou com o Se Liga PB, e falou da importância do projeto. Segundo ela, foi visando a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes acolhidas na Casa de acolhimento Irmã Luciana, que em 2020 se pensou no projeto, porém podendo ser concretizado apenas agora em 2022, devido a pandemia.
“O projeto de apadrinhamento é uma prática solidária que visa proporcionar carinho e cuidado as crianças e adolescentes em situação de acolhimento, pensando em proporcionar uma convivência familiar e comunitária que é prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente”, explicou a juíza.
Os interessados devem procurar o Fórum de Esperança e falar com a equipe da coordenadoria do projeto, no horário das 8h às 14h, para as devidas orientações e procedimentos.
A pré-candidata a deputada estadual e primeira dama de Areial, Silvia Benjamin (Republicanos), esteve no evento juntamente com o prefeito de Areial, Adelson Benjamin, e disse que apoia e acredita no projeto.
“Apoiamos e acreditamos no projeto. Esse apadrinhamento além da parte afetiva, a parte financeira no que a pessoa puder ajudar essas crianças, é bem-vindo. Areial está apoiando esse projeto, eu apoio, e vamos fazer a nossa parte”, disse Silvia.
Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou sem vetos o projeto de lei…
Uma embarcação que transportava 27 passageiros naufragou no Rio São Francisco enquanto se dirigia à…
Uma cena chamou atenção de moradores do município de Riacho dos Cavalos, Sertão da Paraíba…
Uma mulher foi morta a tiros na manhã desta terça-feira (13), na zona rural de…
Uma decisão do desembargador João Benedito, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), manteve a…
A defesa de Jair Bolsonaro (PL) apresentou um novo recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal)…