Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Saiba como usar o 13º salário pra quitar dívidas

De acordo com especialista, a dica é planejar o orçamento doméstico do ano

Publicado: 14/12/2023

Imagem: Reprodução Site Freepik

O mês de dezembro é o período em que as pessoas recebem o 13º salário, um dinheiro a mais no bolso do trabalhador para comprar presentes de Natal, comidas para a ceia natalina e, também, quitar dívidas. Segundo dados do Serasa, só em 2023, cerca de 71,82 milhões de brasileiros estão inadimplentes. 

“É recomendável usar o décimo terceiro para quitar dívidas com juros elevados, como cartões de crédito ou empréstimos com taxas altas. Isso pode ser uma forma de economizar dinheiro a longo prazo, uma vez que os juros podem se acumular rapidamente”, explica Erondina Meira, mestre em Gestão da Inovação e Consumo e docente dos cursos de Administração e Ciências Contabéis da UNINASSAU Campina Grande.

Ela também recomenda que o trabalhador faça uma reserva de emergência para ter uma rede de segurança em caso de situações inesperadas, como despesas médicas ou perda de emprego. “Se as finanças estão em ordem e essa reserva já existe, seria interessante considerar opções de investimento para fazer o dinheiro render ao longo do tempo. Consultar um profissional financeiro ajuda na tomada de decisões alinhadas aos seus objetivos”, acrescenta.

A especialista reforça que, para começar 2024 sem se endividar, é importante planejar o orçamento doméstico anual, além de observar algumas regras. “Antecipar despesas conhecidas, estabelecer metas financeiras, evitar compras impulsivas, negociar termos de pagamento com credores quando necessário, monitorar regularmente as finanças e investir continuamente em educação financeira são algumas maneiras de evitar problemas futuros”, reforça.

Da Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS