Secretaria de Cultura tem reunião para anunciar ações na área do turismo em Lagoa Seca

Entre os convidados da Expo Turismo Paraíba 2022, está o ex-prefeito Fábio Ramalho, que ministrará uma palestra acerca do crescimento tocante à classe do artesanato de Lagoa Seca.

Publicado: 20/04/2022

Foto: Reprodução

Uma tarde recheada com novidades na área do turismo lagoassequense. Assim foi o balanço da reunião na tarde desta terça-feira, 19, promovida pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte do município.

A pauta trouxe três pontos os quais, segundo a pasta, são de importância para executar ações e projetos no âmbito turístico da cidade. O primeiro tópico elencado pela secretaria foi o de apresentação inicial do Conselho Municipal de Turismo – entidade cuja missão tem o ideal de incentivar parcerias e proporcionar, por meio de suas ações, o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores sócio-econômicos do município no fomento da atividade turística.

Em Lagoa Seca, a lei municipal que cria o conselho foi aprovada em outubro do ano passado. O órgão é composto por membros do governo local e da sociedade civil.

O segundo tema discutido na reunião desta terça-feira foi a futura inserção de Lagoa Seca no Mapa Nacional do Turismo. Isso acontecendo, possibilita que a cidade receba recursos federais a fim de serem investidos nessa área. Para isso, Lagoa Seca precisa preencher um compilado de requisitos, entre eles o funcionamento total do Conselho Municipal de Turismo.

O Mapa Nacional de Turismo reúne cidades com real vocação turística ou impactadas pelo setor de viagens. O objetivo, segundo o governo federal, é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de dinheiro do Ministério do Turismo a obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional a trabalhadores desse seguimento.

Por fim, o anúncio oficial de que a “Terra do Artesanato” vai compor a Feira Expo Turismo Paraíba, evento promovido pela região estadual do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, animou o público presente. Ainda está sendo discutida a parte logística e o que será exposto no estande dedicado a Lagoa Seca. Apesar disso, o que se sabe é que tal evento vai render ao município a divulgação de alguns setores da cidade, a exemplo da gastronomia, música, agências de turismo, bem como o artesanato e serviços ligados à hospedagem. A feira acontecerá entre os dias 5 e 7 de maio, em João Pessoa, e pretende atrair cerca de 8 mil pessoas durante os três dias.

Entre os convidados da Expo Turismo Paraíba 2022, está o ex-prefeito Fábio Ramalho, que ministrará uma palestra acerca do crescimento tocante à classe do artesanato de Lagoa Seca e como o Festival Estadual do Artista Popular – festa criada em 2017, no seu primeiro mandato como prefeito – mudou para melhor a cultura da cidade, dando visibilidade e oportunidade de renda a artesãos e músicos.

Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS