Secretário de Educação de Matinhas participa de reunião com reitor e vice-reitora da UFPB

O encontro aconteceu no gabinete da Reitoria e teve como pauta as parceiras entre a universidade e a prefeitura de Matinhas.

Publicado: 04/03/2022

Foto: Reprodução/ Assessoria

O DME de Matinhas-PB, Carlos Daniel Fonseca, juntamente com o professor pesquisador Jociano Coêlho, estiveram, nesta quinta-feira (03), com o Reitor Valdiney Gouveia e a vice-reitora Liana Filgueira. O encontro aconteceu no gabinete da Reitoria e teve como pauta as parceiras entre a universidade e a Prefeitura Municipal de Matinhas, assim como celebrado o convite para participação da II Jornada Matinhense de Educação. O reitor fez uma apresentação panorâmica de todas as fases que a UFPB está passando, destacando o salto qualitativo e quantitativo na oferta do ensino, da pesquisa e da extensão, no período da sua gestão.


A professora do Departamento de Educação Básica, a Dra. Fernanda Mendes, que também estava presente, levantou a questão da criação de programas e projetos em parcerias com SECET com o objetivo de oferecer formação continuada voltada para os profissionais da educação.

“Quando encontramos uma secretaria municipal de educação preocupada com a formação dos seus profissionais e busca a universidade como parceira, temos que aplaudir essa atitude, pois é imprescindível que a universidade possa chegar em todos os âmbitos da sociedade”, destacou a professora.


Conforme o professor Jociano que também é servidor da UFPB, essa visita serviu apenas para confirmar aquilo que ele já sentia a respeito da instituição. Foi um momento muito proveitoso, pois a UFPB integra esse conjunto de instituições paraibanas e atuam do Sertão ao Litoral do nosso Estado.

“Neste contexto de globalização, torna-se indispensável a capacidade de criar redes de solidariedade e parcerias interinstitucionais, como forma de ampliar e melhorar ações e políticas acadêmicas, sobretudo na área educacional”, enfatizou.


O professor também destaca que, diante da adversidade provocada pela crise sanitária e financeira, novos caminhos devem ser trilhados pelas configurações institucionais para superar dificuldades e avançar na qualidade do ensino. Assim, temos que criar um planejamento que permita entender a necessidade de consolidação de uma política que crie bases colaborativas.

“Um exemplo desse movimento é o que tem ocorrido entre a UFPB e diversos órgão com o propósito de estabelecer parcerias interinstitucionais que objetivem melhorias na formação de professores, bem como na qualificação da Educação Básica por meio de políticas educacionais eficazes”, confirma o professor.


Com a presença do reitor da UFPB, a SECET realiza, nos entre os dias 07 e 11 de março a II Jornada Matinhense de Educação que propõe um conjunto de momentos objetivando aos participantes reflexões sobre estudos teóricos e práticos para o embasamento da ação diária nas escolas da rede municipal de Matinhas. Esses espaços formativos visam, além de tudo, subsidiar a prática docente, com aportes necessários ao retorno das atividades escolares, com foco no aprimoramento das ações desenvolvidas em cada comunidade escolar.

Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS