Unipê e Grupo Autismo Tratável realizam 2ª edição de evento internacional da Consciência Autista

As inscrições são gratuitas para o encontro que será realizado nos dias 1 e 2 de abril.

Publicado: 29/03/2022

Foto: Divulgação

Já consolidado na Paraíba, o II Encontro Internacional da Consciência Autista começará neste dia 1º de abril e seguirá até sábado (2), quando se celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. O evento é aberto ao público em comemoração ao mês Abril Azul. O objetivo é fomentar e reconhecer iniciativas multidisciplinares no acompanhamento do espectro autista, além de oferecer orientações on-line aos familiares de pessoas autistas. As inscrições gratuitas podem ser feitas em even3.com.br/eica2022.

Organizado pelo projeto de extensão “Abrace a Causa: Intervenção para pacientes do espectro autista”, Núcleo de Acessibilidade Institucional (NAI), ambos do Unipê, e pelo Grupo Autismo Tratável (GAT), o evento internacional abarca ainda o IV Encontro Integrado da Consciência Autista. Eles serão transmitidos no canal Eventos Unipê no YouTube.

E já no primeiro dia ocorrerão palestras internacionais:

– “Promovendo Comunicação Efetiva com o PECS”, com o professor PhD Andy Bond e professora mestra Lori Frost, respectivamente presidente e vice-presidente co-fundadores da Pyramid Educational Consultants. Co-autores do Manual de Treinamento do PECS (sistema único de comunicação alternativa). Soraia Vieira, Diretora da Pyramid Consultoria Educacional do Brasil Ltda., fará parte dessa apresentação;

– “A importância do Prompt para a Fala”, com a fonoaudióloga Gabriela Sanchez. Ela possui 28 anos de atuação em Reabilitação Neurológica Infantil e Juvenil. Também é instrutora do método PROMPT para países de língua espanhola e portuguesa e palestrante internacional em distúrbios da fala, apraxia e distúrbios sensoriais orais.

O II Encontro ainda terá a presença do desenhista e mais premiado autor brasileiro de quadrinhos Mauricio de Sousa, membro da Academia Paulista de Letras. Ele participará no dia 2 com a palestra “Inclusão em quadrinhos”, que receberá também Francisco Paiva Junior, editor-chefe da Revista Autismo. As tiras de Mauricio de Sousa se espalharam pelos jornais de todo o país ao longo de sua carreira, levando-o a montar um estúdio que hoje dá vida a mais de 400 personagens, entre eles André, que faz parte do espectro do autismo.

Atrações culturais e a participação do Coral Unipê estão previstas na programação, além de uma caminhada na capital para a celebração do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo no sábado (2), das 16h às 18h, com concentração no Busto de Tamandaré, no Cabo Branco. A iniciativa é organizada pela A-IMA (Associação Integrada Mães de Autistas), parceira desde a primeira edição do Encontro, que apoia a caminhada como parte do evento.

A programação completa das palestras pode ser conferida no site do evento. A participação como ouvinte será certificada com 20 horas complementares. “Nossa ideia é reconhecer a inclusão social e a interação de saberes como objetivos primários da academia. E ainda instigar atividades de voluntariado e ações extensionistas como instrumentos de formação pessoal e profissional”, diz Arthur Lima, coordenador de Monitoria, Pesquisa e Extensão do Unipê.

Atendimento a autistas no Unipê

A Clínica-Escola de Psicologia do Unipê abre semestralmente vagas para atender as diversas demandas da população (as vagas desse primeiro semestre já foram preenchidas). As pessoas agendadas passam então por uma triagem. “Quando chega triagem de pessoas autistas ou de familiares de autistas, eles são encaminhados para o nosso projeto ‘Abrace a Causa’”, conta a Profa. Ma. Sandra Mousinho, do curso de Psicologia do Unipê e coordenadora do projeto de extensão.

Serviço
II Encontro Internacional da Consciência Autista e IV Encontro Integrado da Consciência Autista
Evento online e gratuito
Data:
 1 e 2 de abril de 2022
Inscrições: even3.com.br/eica2022
Transmissão: canal Eventos Unipê no YouTube

Assessoria Unipê

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS