O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na quinta-feira (20) uma ordem executiva para retirar tarifas de 40% para importação de produtos brasileiros. Segundo documento, a medida já estaria valendo desde a última quinta-feira (13).
Na última semana, os EUA reduziram as tarifas de importação de 50% para 40% de cerca de 200 itens. Com nova determinação, alguns produtos agrícolas do Brasil tiveram as alíquotas da sobretaxa zeradas.
Veja principais produtos que fazem parte da lista:K
Café e derivados;
Carne bovina;
Açaí;
Frutas;
Vegetais;
Castanhas e sementes;
Chá, mate e especiarias;
Sucos de frutas e derivados;
Produtos processados;
Fertilizantes;
Produtos de Cacau.
O Governo da Brasil comemorou a retirada das tarifas. Para o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, a decisão é excelente para o país, que é um importante provedor de alguns produtos agropecuários, e agora passa novamente a ter acesso competitivo ao relevante mercado dos EUA.
“Decisão muito importante para cadeias produtivas como café, carne bovina, frutas, água de coco, algumas madeiras, castanhas”, disse Rua.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, atribuiu o desfecho ao diálogo direto entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump.
“As duas maiores nações das Américas não podiam ficar tocadas por fofocas, ‘disse-me-disse’ e intrigas. A partir do momento em que os dois líderes dialogaram, as coisas vieram para a normalidade”, disse o ministro à CNN.
Com informações CNN Brasil










