Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Assembleia aprova sessão para homenagear idealizadores da “Corrida do Bem” e Moção de Aplauso para ONG Amigos do Peito

Publicado: 21/10/2021

Os deputados estaduais aprovaram dois pedidos apresentados pelo deputado Tovar Correia Lima (PSDB) que garante a realização de uma sessão especial para homenagem aos idealizadores da “Corrida do Bem” e concessão de uma Moção de Aplauso para a ONG Amigos do Peito.
 
Para o parlamentar, tanto a Corrida do Bem como a Amigos do Peito são essenciais para os paraibanos na luta contra o câncer. Por dia, 45 mulheres morrem em decorrência do câncer de mama.  Este ano, o Brasil deve registrar 66.280 novos casos da doença, que é a 1º causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).
 
“Tivemos o privilégio de termos essas duas proposituras aprovadas pela Assembleia. Tanto a ONG quanto a realização da Corrida do Bem dão uma maior visibilidade ao problema que vivemos na nossa rede de saúde e contribuem para garantir melhorias. Por isso, agradecemos aos colegas deputados por compreenderem a importância desses projetos para os paraibanos”, afirmou Tovar.
 
De acordo com o deputado, a Corrida do Bem promovida sempre pelo Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), pelo Hospital Napoleão Laureano e pela Frente Parlamentar de Combate ao Câncer da Assembléia Legislativa já realizou edições por três anos consecutivos em Campina Grande e João Pessoa. Com o objetivo de arrecadar fundos para o Hospital da FAP e Napoleão Laureano, as corridas também serviam para alertar a população para a conscientização e prevenção do câncer. A iniciativa foi idealizada pelo então deputado Bruno Cunha Lima, atualmente prefeito de Campina Grande.
 
Sobre a ONG – Amigos do Peito foi criado em 2001 e idealizada com o objetivo de promover um suporte emocional às mulheres acometidas por câncer de mama. Em Outubro de 2011, motivados pelo Movimento Mundial de Combate ao Câncer de Mama, denominado Outubro Rosa, a ONG contatou o Governo da Paraíba, para expor a grande problemática enfrentada pela população feminina paraibana, com altas taxas de mortalidade resultantes de diagnósticos tardios, além de alertar para a qualidade sofrível das mamografias oferecidas pelo SUS. Todos os anos, a organização lança a campanha do Outubro Rosa para chamar atenção para o problema e arrecadar recursos para combater a doença. A Ong Amigos do Peito tem como coordenadora a mastologista Joana Marisa.

LEIA MAIS:

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS